sábado, 20 de dezembro de 2008

A Verdade Absoluta e O Mundo ao Olho Niilista

Já falei em alguns textos aqui sobre a "verdade absoluta",mas hoje eu creio que é algo que não existe,afinal a verdade é algo muito subjetivo a cada um,nem mesmo um deus poderia carregar essa verdade absoluta pois esta ficaria subjetiva a ele,portanto não seria uma verdade total ou que abrangesse a todos,e sim somente a ele,seria apenas a verdade dele.
Tudo é tão subjetivo a cada pessoa,é como se cada ser humano fosse um universo diferente,bilhões de universos vagando em um grão de poeira chamado Planeta Terra.
Vou tentar introduzir um pouco de Niilismo no meu texto para tentar complementar minha idéia,isto é um pouco difícil de explicar,mas vou tentar exemplificar da forma mais fácil que eu puder : ao olhar para um microondas,várias pessoas terão memórias representativas diferentes ligadas ao microondas,elas não vêem só um objeto retangular de aço,pintado,com botões(alias,todos esses itens citados já vem com toda uma simbologia para nós),o microondas representa imagens e sentidos diferentes a cada um,mas sempre mantendo o sentido básico,ou seja : ele representa algo para preparar alimentos,essa ideia básica permanece,porém outras diferem,e é nessas que diferem que fazem de cada ser humano um pequeno universo.
No entanto o Niilismo diz que o microondas não tem sentido algum,olhar o microondas aos olhos niilistas seria impossível,uma vez que temos toda uma representação dele em nossas mentes,para isso teríamos que apagar de nossa mente tudo sobre o microondas,é como se alguém criasse um novo objeto sem nenhuma utilidade aparente e déssemos uma olhada para ele sem saber o que ele faz,assim seria mais ou menos um olhar Niilista da coisa,veríamos um objeto sem sentido algum no universo,no máximo ficaríamos tentando descobrir uma utilidade para ele.
No Niilismo,nada tem sentido,pois é o homem que dá sentido as coisas,ele que cria os conceitos,os padrões,as regras sociais,o certo e o errado,tudo isso criado a partir do "achismo" de alguns ou de alguns instintos básicos carregados até nas bactérias,como a sobrevivência,por exemplo : o homem diz que é errado matar alguém da mesma espécie,pois isso prejudicaria a continuidade do grupo,baseando-se no instinto de sobrevivência.
Agora me ocorre um fato intrigante : Afinal,como esse instinto de sobrevivência surgiu nos seres vivos ? Qual o propósito de dar continuidade a espécie ? Não vejo outra resposta se não uma anomalia.
Sim,a vida nada mais é do que uma anomalia,um acidente,ou seja todos os conceitos que o homem tem,todo o sentido que o homem dá as coisas,ou foi criado do nada,ou de uma anomalia,por tanto se todo sentido surgiu do nada,intão como pode algo ter sentido ??
Pode algo que surgiu de uma coisa sem sentido,ter sentido ??



Nenhum comentário: