sábado, 6 de dezembro de 2008

O Amor do Homem por sí Próprio

Depois de muito filosofar sobre esse assunto,cheguei finalmente a uma conclusão polêmica para alguns : O homem não ama ninguém se não a próprio.
Uns dirão : "Ah,só se for você,porque eu amo meus pais,irmãos,parentes e amigos !"
então eu lhes pergunto : Por que você os ama ?
"Ah porque eles me fazem feliz" Pois é nesse "me" que está a base para o meu paradigma.
Por acaso você amaria seus pais,irmãos,parentes e amigos se eles te tratassem mal,se eles te agredissem fisicamente e psicologicamente ?! Óbviu que não,e perceba que tudo gira em torno de você.
Você vê a criança africana subnutrida e sente pena,sente vontade de ajudar,mas não porque você tem compaixão para com ela,e sim porque aquela visão causa sofrimento e dor em você,se não fosse isso olharia com indiferença para ela,mas veja que o ser humano não é mau por isso,pois isso é apenas um mecanismo de sobrevivência,amar unicamente a mesmo é o que te manterá vivo,e sentir-se mal ao ver um companheiro machucado é um mecanismo que permite a salvação do grupo.Vi uma vez em algum lugar que estudarão o cérebro da madre Tereza de Calcutá depois de morta e descobrirão que havia em abundância uma substância(esqueci o nome) que causa euforia e felicidade gerada por se fazer boas ações.Agora vamos supor que a madre Tereza sofresse uma deficiência na produção dessas substâncias,e em vez gerar substâncias boas,gerassem substâncias que a prejudicassem,será que hoje ela seria conhecida como um ser humano bom e caridoso ? A pergunta é óbvia,a resposta também,tudo isso é muito óbviu e lógico na verdade,é que as pessoas se recusão a ver isso pois temem ser consideradas más e ruins,mas na verdade não há maldade nenhuma nisso,são apenas instintos de sobrevivência,encare isso e seja feliz(ou não).

Nenhum comentário: