domingo, 28 de novembro de 2010

Questionamento

De certa forma dando continuidade ao texto sobre a teoria da formação de personalidade, eu venho aqui para discutir sobre a atração das pessoas sobre certos conteúdos da mídia, por exemplo: O que leva um sujeito a gostar de ouvir "Rebolation" ? Avaliando estéticamente, é uma música muito pobre em relação a letra e melodia, mas então por que existem pessoas que gostam desse tipo de música ?
Eu acredito que a resposta seja o questionamento, o questionamento leva as pessoas a avaliarem todo um contexto de modo a criar uma espécie de filtro para que somente aquilo que possa engrandecer intelectualmente o sujeito passe pelo filtro.
Isso abre uma discussão maior, em que o questionamento é tudo, é por ele que eu venho aqui e escrevo esses textos, é por ele que as pessoas(infímas) param e pensam sobre a vida, é por ele que o homem abandona a futilidade do mundo, é por ele que a filosofia existe.
Uns abandonam o questionamento por não terem tempo para isso, pois tem que seguir longas jornadas de trabalho e questionar exige tempo e paciência, outros simplesmente por preguiça de usar o cérebro, preferem o caminho mais curto, se vêem entre uma alegria fútil e imediata e uma neblina incerta, e outros por temerem que isso mostre a eles uma realidade indesejada.
Questionar é parar no meio do caminho e olhar pra trás, aproveitando o momento, faço uma analogia com uma passagem da Bíblia sobre a mulher que vira estátua de sal. Deus disse que todos aqueles que olhassem para trás no momento em que a cidade estava sendo destruída, virariam estatuas de sal. Pensando agora eu vejo que talvez deus estivesse condenando o questionamento pois ele leva a verdade de que na verdade, não existe deus...

Nenhum comentário: